Identidade corporativa: logotipo lindo e sofisticado com inspiração na cultura indígena.

19 de março de 2015 | Autor: Conviteria Santa Cruz | Categoria: Corporativos

Paiquerê, palavra de origem indígena, significa “campos em cima da serra”. Para os índios, trata-se de um lugar mágico e paradisíaco, com campos verdes, rios límpidos, terra fértil e repleta de pinheiros, pinhões e outras árvores frutíferas. Ou seja, Paiquerê é um lugar ideal e perfeito, protegido da ação exploratória do homem branco, o paraíso.

Esse paraíso é mencionado nas histórias contadas pelos índios mais velhos, guardiões da sabedoria indígena, durante um ritual denominado Kiki, que tem seu ápice no consumo de uma bebida alcoólica produzida no tronco de uma araucária a partir da fermentação de mel.

Essa breve exposição é importante para compreender o conceito do logotipo que a Conviteria Santa Cruz desenvolveu para uma empresa de Santa Catarina que produzirá hidromel. A bebida é ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito apreciada na Europa, especialmente nos países do norte europeu. Por isso, a estratégia da empresa com o nome Paiquerê é buscar uma identificação genuinamente brasileira e encontrar o seu espaço no disputado mercado internacional.

Para conseguirmos prestar a devida homenagem aos povos indígenas e ao mesmo tempo atender aos propósitos de atingir um público seleto e exigente, criamos um ícone com traços bem marcantes da arte indígena, associado a uma tipografia fina, elegante e sofisticada. Possuindo linhas irregulares, que lhe dão um ar de rusticidade, o ícone é uma referência ao elemento central do ritual Kiki, a araucária.

As cores, além de atender aos critérios da empresa, simbolizam os tons de marrom presentes no pinhão da araucária, na cerâmica e no artesanato dos índios e, principalmente, na terra fértil de Paiquerê que os índios tanto veneram.

Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto: um logotipo com visível influência da arte indígena, mas extremamente elegante e sofisticado. A pesquisa para a concepção do conceito foi bem extensa, mas a compilação de todas essas informações permitiu a criação de uma marca linda e cheia de significados e representações. Aprecie algumas aplicações da marca e fique à vontade para deixar o seu comentário. Se você é ativo nas redes sociais, não deixe de seguir a página da Conviteria Santa Cruz no Facebook. Obrigado pela visita e até o próximo post!

Logotipo em tons de marrom para simbolizar a terra fértil de Paiquerê.

Identidade Corporativa: logotipo para empresa de hidromel.

Logotipo: aplicação monocromática que não descaracteriza a marca.

Identidade corportativa: simbolo com referências da arte indígena.

Ícone da marca faz referência à araucária.

Logotipo cheio de significado: Paiquerê significa "paraíso".


Deixar um Comentário