Doceguria: identidade visual linda e delicada para uma doceira super caprichosa.

14 de agosto de 2014 | Autor: Conviteria Santa Cruz | Categoria: Corporativos

Etiquetas personalizadas com o coração Doceguria.

Quando a Josi nos procurou para desenvolver uma identidade visual para o seu negócio, ela ainda não tinha nem um nome definido para ele. Por isso, ela solicitou a nossa ajuda também para “batizar” a sua nova atividade, que é a confecção de doces artesanais.

O processo de naming é um trabalho que deve ser realizado com muito critério, pois tem relação direta com o posicionamento pretendido pelo negócio. Além disso, um bom nome possui a capacidade de conquistar o público-alvo e potencializar resultados positivos, seja qual for o ramo de atividade. Portanto, possuir um nome eficaz é de extrema importância para o sucesso do empreendimento, por isso é necessário planejamento e um estudo detalhado sobre os seus objetivos.

Dessa maneira, depois de analisar todos os aspectos e necessidades apresentadas pela Josi para a sua doceria, chegamos conjuntamente ao nome Doceguria. Antes de bater o martelo, fizemos uma pequena enquete entre os amigos da Josi no Facebook e o nome Doceguria conquistou o maior número de menções e elogios. Outro ponto que pesou na escolha foi a disponibilidade de domínio na internet, já devidamente registrado.

Uma vez definido o nome, passamos à pesquisa para a criação de uma identidade visual capaz de atender às necessidades do novo negócio. Nossa ideia era desenvolver um lettering capaz de transmitir a mensagem desejada, sem a necessidade de um ícone. Além disso, queríamos fugir dos clichês e não utilizar elementos como brigadeiros e cupcakes.

Para isso, a fonte escolhida precisava ser fluida, bem legível, feminina e com grande personalidade. Com isso em mente, escolhemos a tipografia e fizemos nela algumas adaptações. Para reforçar o caráter feminino da marca, trocamos a letra “o” pelo coração, que também foi utilizado para a criação de uma padronagem exclusiva e etiquetas personalizadas. Também incluímos o nome da Josi na marca, afinal nada mais justo que identificar a responsável pelas delícias da Doceguria.

No processo criativo, a concepção das formas esteve sempre associada à composição das cores. Por se tratar de doces feitos artesanalmente, a paleta cromática precisava ser vibrante, quente e compor com a proposta de feminilidade da marca. O tom cereja nos pareceu perfeito, por isso é a cor principal da identidade. Para complementá-lo, escolhemos uma tonalidade quente de bordô. Essa composição, conforme a psicologia das cores, estimula as batidas do coração, proporciona entusiasmo, emociona e, como dissidente do vermelho, favorece o apetite. Para combinar os demais elementos da identidade visual, utilizamos também outras duas cores, um tom opaco de amarelo e outro bem suave de nude, quase um rosa. O equilíbrio entre todas elas proporcionou um resultado lindo e cheio de vida à marca.

Como estamos distantes, não conseguimos experimentar as delícias da Josi. Mas estamos sabendo que os doces são maravilhosos. Bem, se você quiser ver com seus próprios olhos, faça uma visita à página da Doceguria no Facebook, clicando aqui. Nós confessamos que, na verdade, já estamos evitando tanta tentação…

Marca Doceguria linda e delicada.

Aplicação do logotipo sobre o fundo amarelo.

Logotipo Doceguria sobre o fundo nude.

Aplicação da marca sobre fundo bordô.

Aplicação da marca sobre o fundo personalizado.

Aplicação do logotipo sobre versão do fundo personalizado.

Paleta de Cores da identidade visual da Doceguria.

Cartões de visita para a Doceguria.


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